30 abril 2012
29 abril 2012
Tradicional visita de Mãe Maria
Em lembrança deste antigo costume, está sendo enviada, hoje, esta imagem da Virgem Maria, a fim de que ela te possa ajudar, caso aceites.
25 abril 2012
25 de Abril de 1974
O que eu sabia do regime era pouco, mas era sobretudo relacionado com a guerra colonial, pois tive vizinhos que foram e não voltaram. Que foram e vieram "marados". E que, às escondidas da censura, conseguiam - que eu vi - trazer ou mandar fotos de corpos estropiados (brancos e negros) pela guerra.
Depois do 25 de abril propriamente dito, lembro-me de uma espécie de "caça às bruxas" e das vinganças populares aos conhecidos PIDEs da minha terra de então, Valongo. Vi gente a correr, fugindo das pedras dos populares.
Este fenómeno fez despoletar em mim um grande interesse pelo fenómeno do 25 de abril e da democracia. Até hoje, sinto e luto por estas simples ideias: democracia, ou seja, pluralismo de ideias, não às guerras coloniais ou outras, não às censuras, não às polícias políticas.
Porque houve este movimento de capitães que mudou o país, eu e os meus irmãos não fomos à guerra, que era um sonho muitas vezes repetido pela minha mãe, à mesa. Os meus filhos e os filhos de muitas mães também ficaram sem este "fardo". Só por isso, valeu a pena!
Viva o 25 de abril de 1974!
24 abril 2012
19 abril 2012
A Água é Importante para a nossa Saúde
Cerca de 90% dos ataques de coração ocorrem de manhã cedo e podem ser minimizados se tomarmos um ou dois copos de água (NÃO bebida alcoólica ou cerveja) antes do repouso da noite.
Eu sabia que a água é importante.
Mas nunca soube sobre as horas especiais para a beber.
Tu sabias?!
Bebendo água na hora correcta, maximizas a sua efectividade no corpo humano:
- 1 copo de água depois de acordar – ajuda a activar os órgãos internos
- 1 copo de água 30 minutos antes de uma refeição – ajuda a digestão
- 1 copo de água antes de tomar um banho – ajuda a baixar a pressão sanguínea
- 1 copo de água antes de ir para a cama – evita um derrame cerebral ou ataque de coração
Eu acabo de o fazer!!!...
15 abril 2012
Ponto da Situação - Ricardo Araújo Pereira (divinal).
13 abril 2012
"Menina nua" no Porto
"Menina nua"
Conheço esta estátua da "Menina nua" aqui no Porto.
Quando perguntava aos mais velhos quem era, diziam-me simplesmente que era a estátua da "Menina nua", mas ninguém me dizia quem era ou outros pormenores. Curiosamente todo o "tripeiro", respeitava e respeita a estátua, e todo o estrangeiro a fotografava. Só agora, sei todo o seu historial… não altero uma virgula ao texto que recebi e que muito agradeço.
Mais vale tarde que nunca.
A "Menina nua"
DESCONHECIA A HISTÓRIA DESTA FAMOSA ESTÁTUA !!!
A "Menina nua"
Uma estátua que todo o Porto conhece...
Chamava-se, Aurélia Magalhães Monteiro, e era conhecida por Lela, Lelinha ou pela «Ceguinha do 9» - para a eternidade ficará sempre a ser a «Menina Nua» da Av. dos Aliados, ou ainda uma estátua que toda a cidade conhece e aprecia.
Nasceu no dia 4 de Dezembro de 1910, na freguesia do Bonfim, e pouco tempo antes de falecer, dizia-me «que tinha sido uma das mulheres mais apreciadas e cobiçadas do seu tempo...».
Vivia no rés-do-chão do Bloco 9, do Bairro da Pasteleira, numa casa simples e humilde com flores a enfeitarem a entrada e a sala de jantar.
Um dia convidou-me a entrar e contou-me um pouco da história da «Menina Nua»:
- «Tinha 21 anos quando fiz de modelo para o Henrique Moreira, o mestre que fez a estátua; mais tarde colocaram-me na Av. dos Aliados - que belos anos aqueles! Estive duas semanas a «posar» e ainda hoje recordo com alegria e saudade aqueles momentos de trabalho, pois posso morrer amanhã que todos ficarão a saber quem era a Lela... Além disso, nessa altura, dava-me bem com os artistas, era bonita e eles convidavam-me, andava por toda a parte, ganhei uns «cobres» com o Henrique Moreira, mas hoje... resta-me a consolação de estar ali, de costas voltadas para o Almeida Garrett e de frente para o D. Pedro IV. Perguntei-lhe nessa altura, se não tinham existido certos problemas com a estátua, a sua nudez, por exemplo: proibições, censuras?
Ela respondeu-me - «bem, sabe que naquela época, havia certos sectores que se opunham claramente e até ficaram escandalizados com a «Menina Nua»; nós éramos muito tacanhos, e veja bem que há 50 anos, a ideias eram realmente diferentes, havia o Salazar, a Pide e o povo era mais fechado, mais religioso - felizmente o mestre Henrique Moreira conseguiu «levar a água ao seu moinho», e lá fiquei de pedra e nua, assim como Deus me botou ao Mundo... (Sorriu de imediato, mostrando ainda réstias de um rosto bonito e de uma boca fina, onde rareavam já alguns dentes, vítimas do peso dos anos e das canseiras e desgraças da vida).... Além disso, imagine uma «moçoila» no tempo «da outra senhora», a expor-se toda nua perante uns homens de tela e pincéis ou bocados de pedra, bem... era quase como ser comunista ou mulher da vida...
Fez-se uma pausa para mandar-mos umas «bocas» contra o sistema do antigamente e prossegui nessa altura, perguntando-lhe:
- Quando e onde tinha começado a ser modelo? Antes de me responder, fica um pouco pensativa, levanta-se e encaminha-se para o seu quarto, vasculha dentro do guarda-vestidos e traz-me um amontoado de papéis e fotografias
- Vá, veja lá tudo isto, diz-me: (anotei visualmente uma série de fotografias, pequenas referências, recordações e memórias da «Menina Nua»): «... De qualquer modo e se a memória não me falha, comecei com o mestre Teixeira Lopes, na figura-modelo da rainha D. Amélia, esta estátua encontra-se actualmente no Museu com o mesmo nome, em Vila Nova de Gaia. Nessa época, tinha muita vergonha - era uma «moçoila» com 18 anos, bem feita e bonita, a minha mãe tinha falecido e fiquei mais tarde com uma madrasta, de quem por acaso não gostava nada, por isso mudei-me para o Bonfim, para casa da minha santa avó. Que tempos... Nessa altura, iniciei-me como modelo nas Belas Artes do Porto e lentamente fui-me habituando, até que fiquei mais descarada... (Levantou a cabeça, e numa reflexão interior com risos de vaidade e inconformismo), continuou:... Ah, nesse tempo, punha a cabeça dos rapazes em fogo, era bonita e não havia ninguém que não me conhecesse como a «Menina Nua». Depois passei alguns anos como modelo, andei pelo Norte, pelo Sul e até a Lourenço Marques (hoje Maputo) eu fui: fiz de modelo para vários mestres, entre eles Acácio Lino, Joaquim Lopes, Dórdio Gomes, Sousa Caldas, Augusto Gomes, Camarinha e os consagrados, Henrique Moreira e Teixeira Lopes. Além da «Menina Nua», estou no Buçaco, no Cinema Rivoli, em Lisboa e em Moçambique... e hoje? como vê aqui estou desde os 43 anos cega, uma vida difícil de adaptação, um mundo escuro, negro. E mais negro se tornou, aquando da morte do meu marido, fiquei completamente só.
Hoje, passados alguns anos, tenho um casal a viver comigo, sempre me ajudam a pagar a renda e a «fazer-me» um pouco de companhia. Tenho umas ajudas do Centro de Dia da Terceira Idade, ligado ao Centro Social cá do bairro, onde vou almoçar e lanchar, enfim, sempre ajuda a passar o tempo e a velhice. Mas o que eu, mais desejava na vida, além de mais dinheiro para viver, era dos meus ricos olhos... (algumas lágrimas correram-lhe pelas faces, enquanto se preparava para ir almoçar ao Centro...) Despedi-me dela, tentando consolá-la com frases de carinho e amizade, mas... a vida é um cão que não conhece o dono; ela despediu-se (nessa altura), com um bom dia, entrecortado com um sorriso morgaiato, misto de Ribeira, Bonfim e Pasteleira...
Aurélia Magalhães Monteiro, a Lela, Lelinha, ou a «Ceguinha do 9», faleceu no dia 2 de Junho de 1992, com 82 anos de idade; no entanto a «Menina Nua», continua viva, fixa e eterna, ali na Av. dos Aliados envolta nos nevoeiros citadinos, perpétua e ardente, nos dramas e vitórias deste povo.
Do livro Pasteleira City, de Raul Simões Pinto – edições pé de cabra – Fevereiro de 1994
Publicada por Agostinho Barbosa Pereira
07 abril 2012
Imagens que não têm preço!!! A última foto diz tudo...
Por vezes tomamos certas atitudes menos positivas para com os seres vivos, incluindo os humanos.
Mas antes de a tomarmos deveríamos rever estas imagens e dar a mão àquele que está ao nosso lado.
Olha que amor, todos são fofos; estas fotos mostram que os animais são tão ou mais sensíveis que nós, seres humanos!!
Uma grande verdade!!!!!!!!!!!!!!!!
|
ESTA FOTO MOSTRA-NOS QUE ATÉ AS OUTRAS ESPÉCIES ANIMAIS TEM O SENTIDO DA GRATIDÃO.
O NÃO AGRADECER A QUEM NOS FAZ O BEM, DEMONSTRA O QUANTO AINDA TEMOS QUE SOFRER PARA NOS TORNARMOS HUMANOS...!!!
04 abril 2012
Para fans dos Ultravox: Um video com o "Making of" da nova música "Brilliant"
| centro de ajuda | Alterar Preferências de E-mail |
officialultravox acabou de carregar um vídeo: Short clip from the making of Ultravox's brand new studio album 'Brilliant', out May 28th. mais Pode anular a subscrição de notificações para este utilizador, visitando As minhas subscrições. | |
© 2011 YouTube, LLC 901 Cherry Ave, San Bruno, CA 94066 |