02 outubro 2024

O FMI confirma que a carga fiscal em Portugal está abaixo da média

Durante a recente campanha eleitoral, não faltou quem viesse acusar o governo PS de ter uma "exagerada carga fiscal". 

Como contribuinte, também me custa pagar impostos. E pago muito. E isso é bom, não é?

Mas tenho uma visão redistributiva e solidária dos impostos. Não posso pensar só em mim.

Agora que a campanha eleitoral acabou e a retórica da ex-oposição e agora governo terminou, estão calados que nem ratos, perante a afirmação explícita e peremptória do FMI, que vem agora dizer que, “tendo em conta as necessidades de investimento e de redução da dívida, a receita de IRS não deve descer mais”, chamando a atenção para o facto de que a receita deste imposto e a sua taxa média “estão abaixo da média da zona euro”.

Portanto, por um lado a carga fiscal é comedida e por outro, as linhas vermelhas que o PS colocou, como condição para deixar passar o OE 2025, fazem sentido.

As campanhas eleitorais parecem servir apenas para intoxicar os eleitores, quando deviam servir para informar.

13 setembro 2024

A propósito do Orçamento de Estado 2025



Eu acho que o PS está a fazer o seu “jogo”, mas não vai aprovar o OE2025. Não pode correr esse risco. Votará contra. A não ser que possa dizer que esse Orçamento tem DNA do PS, mas não parece que o PPD-PSD (AD), ache “piada” a isso.

Restam duas soluções: ou o governo faz um jogo de contorcionismo de enorme amplitude e negoceia com o Chega (que tem de aprovar – abster-se não será suficiente), ou faz o papel de vítima e a legislatura acaba imediatamente. Isso quer dizer que o país continua, como diz, com o Orçamento Costa-Medina, o que será um argumento de campanha do PS.

Na remota, mas possível, hipótese de o Chega viabilizar o orçamento, o PS continuará na oposição, mas na mais confortável posição de quem tem melhores argumentos para “bater os tambores” e chamar a atenção todos os dias para a associação PPD-PSD/Chega. Por outras palavras, “o não, não é não” e o “irrevogável” será “revogável”.

07 setembro 2024

Prémio Dr. Mário Fonseca'2024 | Apresentação do Vencedor

Recortes da Sessão de Apresentação da Dra. Sandra Tavares, Investigadora, Vencedora 2024 do Prémio Dr. Mário Fonseca, dedicado à investigação científica. Esta sessão contou com a presença do Prof. Sobrinho Simões, embaixador do Prémio, da Prof. Flávia Sousa e ainda do Prof. Hélder Novais e Bastos. (Prize Money de 20.000 EUR)

31 agosto 2024

Balas e Bolinhos - Só mais uma coisa

Finalmente fui ver o filme. Sexta feira, 30 agosto, Ferrara Plaza. Sala cheia. Praticamente duas horas de cagar a rir. Sempre metidos em confusões, é uma sorte o Bino existir, pois safa-os a todos sempre, no último minuto da última hora!

Neste filme, não há papas na língua: fala-se o português do norte, nomeadamente o português de Valongo, cidade que acolheu muitas das cenas. Reconheci diversos lugares, nomeadamente a Igreja Matriz, que encabeça a rua onde nasci e vivi algumas décadas: Avenida Oliveira Zina. Senti-me, por isso e tudo o mais, em casa. 
Eu sei que as coisas não assim tão simples, mas não posso esperar pelo próximo filme da saga...!

E também não posso esperar pela próxima visualização do filme: uma só vez, é pouco. 

Por tudo isto, Luís Ismael e restante equipa: muitíssimos parabéns! Diverti-me num cinema, como já não tinha memória de me divertir (Talvez quando visualizei o Porky Pig, há várias décadas...)

13 agosto 2024

Pedro Abrunhosa, Tudo o que eu te dou

Pedro Abrunhosa, Lua

11 agosto 2024

Pedro Abrunhosa, Leva-me p'ra casa e É preciso ter calma

Pedro Abrunhosa, Eu não sei quem te perdeu e Para os braços da minha mãe

10 agosto 2024

Pedro Abrunhosa, Ilumina-me

09 agosto 2024

Pedro Abrunhosa, Socorro

Pedro Abrunhosa, Acima & Abaixo

08 agosto 2024

Pedro Abrunhosa, Encosta-te a mim (Jorge Palma)

07 agosto 2024

Pedro Abrunhosa, Hallelujah (Leonard Cohen)

06 agosto 2024

Pedro Abrunhosa, Que o amor te salve nesta noite escura

05 agosto 2024

Pedro Abrunhosa, Se eu fosse um dia o teu olhar

04 agosto 2024

Pedro Abrunhosa, Pontes entre nós

Pedro Abrunhosa, Talvez Foder

Pedro Abrunhosa, Vou ser o Rei do Bairro Alto

Pedro Abrunhosa, Não posso mais

Pedro Abrunhosa, PAZ e Vamos fazer o que ainda não foi feito

27 junho 2024

António Costa, Presidente do Conselho Europeu

O desejo de António Costa não era propriamente segredo para alguém. A forma estranha e até miserável, como saiu do governo de Portugal, quase vaticinavam o fim da sua carreira política. O mesmo o disse logo a seguir à demissão.
Acontece que a palhaçada legal não passou disso mesmo e ficou livre para acalentar, novamente, o desejo de ter um cargo importante na Europa. 
Qualquer um de nós pode ter os seus próprios desejos e esperanças em relação às suas vidas. Mas não é qualquer um que pode aceder a este cargo político. E, a julgar pelos ataques constantes dos políticos na então oposição (PPD PSD incluído), todos lhe viam o potencial para um cargo de altíssima responsabilidade na União Europeia. Estavam sempre a falar disso. 
E, pronto, já é Presidente do Conselho Europeu. Neste cargo terá que colocar toda a sua capacidade de negociador nato para conciliar as políticas de diversas ideologias, sensibilidades e países, numa só coisa: Política Comum Europeia. 
Não é pouco. Sobretudo num tempo crivado de divisões antagónicas a rivalizar com o sentido de destino comum que a todos nos devia nortear.
Não é certo que seja tarefa fácil, logo agora que partidos extremistas estão a minar o espírito dos Tratados de Roma, Maastricht e Lisboa. 
Espero que tenha sucesso. Afinal de contas, nós ouvimos quase em permanência a "extrema direita" isto ou aquilo, mas 80% dos eleitores da Europa votou na direita clássica, nos sociais democratas e nos liberais.
Era bom que se percebesse que essa gente que desestabiliza a Europa NÃO SÃO A MAIORIA.

21 junho 2024

Acesso a Livros

Os EUA são um país estranho. Em alguns Estados daquele país, é certo que é mais fácil o acesso a armas do que a livros. 
A Segunda Emenda protege as armas de tal furna que o acesso é praticamente generalizado. Nem mesmo a história do comprador é verificada (background checks) é feita. 
No entanto, alguns livros, muitos livros, mesmo, são proibidos. Alguns deles, patéticamente, por terem referências a temas de homossexualidade. 
Quer mundo!

31 março 2024

Trump madness continues

This is sick! From the supporters and from the guy himself, for advertising such a sick political manifestation of hate.

https://post.news/@/domingosmoreira/2eS0zOJIlUAR0DWRGx6Bc9ya9wz

29 março 2024

Pop Corn, por Jean-Michel Jarre

 Música icónica para muitos de nós. A não falhar.

Há cerca de 50 anos, mais coisa, menos coisa, esta música saía a todo o tempo dos altifalantes do Estádio Municipal de Valongo, em dias de futebol. Nunca mais esqueci. E deu início à minha paixão por música eletrónica e, mais tarde, sem eu perceber de quem era a música, e também a minha admiração por Jean Michel Jarre, o principal músico da "banda sonora" da minha vida.

24 fevereiro 2024

Dois anos de Guerra na Ucrânia

 



A Ucrânia há 2 anos atrás viu-se só a lutar contra uma superpotência militar. O mundo livre e democrático prometeu ajuda para resistir aos russos.

Agora, algumas fendas nesse apoio começam a prejudicar as intenções do povo ucraniano. E em especial os norte-americanos (e em concreto os republicanos), estão a fugir ao prometido. O destino de Zelensky e do seu bravo povo ficou, assim, nas mãos de um punhado de irresponsáveis, apenas e só, porque querem reeleger para Presidente um criminoso e patético candidato.

Até a possibilidade de os EUA saírem da NATO está em cima da mesa!

Se não tivessem tido as garantias de apoio do mundo livre e democrático, a Ucrânia poderia ter optado por não resistir e teria poupando milhares de vidas e cidades e biliões de euros na futura recuperação de que, agora, vão precisar.

E tudo porque a política rasca de algumas pessoas parece estar acima da preservação de um bem essencial: a vida.